CURSO COMPLETO - Imagem, Transicionalidade e Criatividade

R$195,00

Ilusão, símbolo e subjetividade, em Marion Milner, por Gilberto Safra

3 livretos (4 pág.) + 3 CD-MP3

Curso ministrado em 1995 São 8 aulas, em 3 CDs de MP3 (áudio) + 3 livretos de 4 páginas cada. 


Gravação histórica, realizada em sala de aula em 1995 com fitas cassete, digitalizada para melhoria da qualidade do som.  Ainda assim alguns trechos contém ruídos externos e falhas de gravação que, no entanto, não impedem a compreensão da fala do professor.
A importância deste curso para a clínica. Na primeira aula de um curso dedicado a Marion Milner, artista e psicanalista, Gilberto vai rever os temas winnicottianos a partir da questão da criatividade para introduzir o pensamento de Marion Milner, psicanalista com interesse na questão da articulação entre questões existenciais e as artes visuais e plásticas. Para introduzir o pensamento de Marion Milner, algumas perguntas são essenciais: quais as condições e cuidados maternos para que a vida imaginativa do bebê possa acontecer no espaço potencial? O que é necessário para que ele possa recortar um pedaço da sensorialidade do mundo compartilhado com a mãe e criar o objeto transicional  que o ajude a suportar a ausência materna, ainda que não seja simplesmente um representante da mãe. O objeto transicional é criado para articular a experiência intersubjetiva singular do bebê com a mãe.  Em outros termos, o objeto transicional não é decodificável ou interpretável. A capacidade humana de criar objetos transicionais se espalha e se dispersa para toda experiência humana e isto é que torna possível a criação da arte e de todos objetos culturais. Nas aulas 2, 3 e 4, Gilberto Safra explica detalhadamente os temais mais queridos de Marion Milner para se compreender a questão da expressão e da criatividade artística: a questão da ilusão na formação de símbolos, a importância de se reconhecer a articulação simbólica ao nível das imagens, a importância dos estados de não-forma (formelessness) e dos estados de não integração, a diferenciação entres sinal e símbolo, e a questão das articulações a nível sensorial, devido à falta de comunicação e interlocução Nestas aulas se estuda os textos: A importância da ilusão na formação dos símbolos (do livro A loucura suprimida do homem são) e alguns capítulos de: On not Being Able to Paint , sem tradução para o português. Nas aulas 5 a 8, que completam o curso sobre Marion Milner, Gilberto Safra explicita o conceito de imaginação e de corpo imaginativo, analisa as influências de William Blake sobre Marion Milner e o diálogo entre Milner e Winnicott a respeito da psicopatologia da transicionalidade: as dificuldades de acesso a estados não integrados quando há falhas ambientais relativas ao holding e os respectivos obstáculos à criatividade. Este estudo é muito interessante porque é ao mesmo tempo um estudo teórico e o estudo de um caso, já que se trata de Marion Milner pensando e narrando seu próprio processo. Nestas aulas se estuda os textos: A importância da ilusão na formação dos símbolos (do livro A loucura suprimida do homem são)  e alguns capítulos de: On not Being Able to Paint.

COD: 391
Categoria: Antecessores, interlocutores e discípulos.: teoria e prática clínica
Tags: Donald Winnicott, Marion Milner, William Blake
Autor: Gilberto SafraEditora: Sobornost
Tipo: Curso completo em 3 CDs - MP3 

voltar para Cursos e Conferências em DVD e MP3

left tsN fwB show|left tsN fwB bsd b01s|left show fwB bsd b01s|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|news login normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|||