Dialogando com a escola Húngara de Psicanálise - aulas 3 e 4

R$49,00

O pensamento de Mikhail Balint

Livreto (4 pág.) + 1 CD de áudio MP3

 Aulas 3 e 4 de curso completo ministrado em 2010:

Aula 3: Amor genital, sexualidade e ternura – 09/03/2010

Aula 4: Condução do processo psicanalítico segundo Balint: a questão do novo começo – 16/03/2010

Gravação em áudio MP3 - Duração total do CD contendo as duas aula: 3 horas e 21 minutos Você pode adqurir essas duas aulas em separado ou então aquirir o CURSO COMPLETO - Dialogando com a escola húngara de Psicanálise - o pensamento de Mikhail Balint - clique aqui para ver

                                          
SOBRE ESTE CURSO Depois de muitos anos ministrando na universidade aulas sobre o grupo Independente do qual fazem parte Winnicott, Marion Milner, Guntrip, Masud Khan e Margareth Little, sempre mostrando o diálogo destes pensadores com a escola de Freud e de Melanie Klein, Gilberto Safra, neste ano de 2010, está nos ensinando sobre as raízes do pensamento do grupo Independente londrino. Um autor fundamental para compreensão do pensamento de Winnicott é Mikhail Balint, que entrou em contato com Freud ainda na Hungria e passou a estudar e se analisar com Ferenczi, trazendo várias contribuições deste autor para a Inglaterra, onde se exilou, devido à guerra. Balint nasceu em 1890 e faleceu em 1970. Na Inglaterra trabalhou em Tavistock e fez parte da Sociedade Britânica de Psicanálise. Existem sociedades de divulgação do pensamento de Balint em vários países, devido à sua contribuição para a Psicologia Hospitalar, trabalho que desenvolveu com sua segunda esposa.  A ênfase que ele dá à influência do meio ambiente em relação a fatores genéticos e a ênfase nas relações objetais em detrimento de explicações calcadas para características instintivas e pulsões, bem como a importância decisiva da clínica como parâmetro para qualquer conceituação de ordem teórica, são proposições de Balint que terão repercussão no pensamento do Grupo Independente. Neste curso, através do estudo dos seus diálogos com Freud, Klein e Ferenczi, são apresentados os princípios do pensamento deste autor, seus conceitos mais importantes, como ternura, tipos de amor e de relações objetais, anseio primário de amor, amor genital, novo começo, falta básica e outros. Trecho inicial da aula 1 - Princípios do pensamento de Balint: desenvolvimento da libido  e relações objetais – 23/02/2010 Estamos fazendo um passeio pelos autores independentes. Vimos Masud Khan. Michael Balint é importante, pois deu origem às discussões que terminam por criar o grupo Independente de Psicanálise.
Balint nasceu na Hungria em 1890 e faleceu em 1970. Aos  21 anos, participava de um laboratório bioquímico na Alemanha.  Seu interesse era  a biologia. Sua esposa, Alice, se interessava pela antropologia. Das mãos dela recebe os três ensaios sobre a sexualidade e totem em tabu.
A partir deste momento iniciam o estudo da obra de Freud. Em seguida decidem  iniciar sua formação analítica na Sociedade de Berlim. Pouco tempo depois ambos retornam à Hungria, em Budapeste, e decidem continuar a formação e análise com Ferenczi. Este foi um autor muito fecundo e polêmico do ponto de vista da clínica. Tinha uma relação com Freud bastante significativa. Ferenczi inicia uma linha de pesquisa em Psicanálise que vai frutificar ao longo dos anos e na qual podemos reconhecer que muito daquilo que foi desenvolvido pelo grupo Independente de Psicanálise da Sociedade Britânica, que tem as suas raízes na contribuição deste autor.
Daí também a importância de se estudar estes autores que, de alguma maneira, estiveram enraizados nesta  fonte primordial, como o trabalho de Ferenczi. Por um lado pela importância histórica, para reconhecer as filiações às quais o grupo Independente está conectado. Por exemplo, tudo que se desenvolveu neste grupo pelo pensamento de Winnicott e outros. Por outro lado também por percebemos, através do estudo destes autores, que muito do que foi desenvolvido tanto do ponto de vista da técnica quanto do ponto de vista da compreensão do psiquismo humano e da constituição do self, de algum modo estava anunciado pelo trabalho de Ferenczi e  destes autores que vamos ter oportunidade de ver neste curso. O estudo destes autores nos ajuda a perceber as origens históricas e as grandes questões clínicas que levaram ao desenvolvimento do grupo Independente e que desembocam com grande vigor hoje no que é desenvolvido pela Psicanálise contemporânea. Alguns temas fundamentais ficaram pelo caminho mas será interessante retomá-los e vamos perceber como o estudo destes autores nos leva a aprofundar melhor a compreensão da obra dos autores contemporâneos,a partir de Winnicott.
Balint e Alice iniciaram então sua formação com Ferenczi. Ele nasceu numa família bastante rica no Paquistão e referências são encontradas como Príncipe Khan, família de origem muçulmana, o que é um elemento bastante interessante. Só no último livro percebemos a influência do pensamento islâmico no tipo de psicanálise que propõe no final da sua vida. Foi o segundo filho da quarta mulher de seu pai... Bibliografia do curso 1- Balint M. – Primary Love and Psychoanalitic Technique Liveright NY 1965
2- Balint M -Problems of Human Pleasure and Behaviour. Liveright NY 1957
3- Balint M- The Doctor His patient and his illness, Pitman Medical, London, 1964. Há tradução em portugues: O medico, seu paciente e a doença , Artmed.
4- Balint, M - The basic fault.  Northwestern University 1992
5- Balint M and Balint, E. Psychoterapeutic techniques in Medicine – Tavistock Publictions, London, 1961  

COD: 161696
Categoria: Antecessores, interlocutores e discípulos.: teoria e prática clínica
Tags: Donald Winnicott, Marion Milner, Masud Khan, Sándor Ferenczi, Sigmund Freud
Autor: Gilberto SafraEditora: Sobornost
Tipo: CD-MP3-Duplo 

voltar para Cursos e Conferências em DVD e MP3

left tsN fwB show|left tsN fwB bsd b01s|left show fwB bsd b01s|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|news login normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|||