Diálogos winnicottianos: a contribuição de Clare Winnicott - aulas 9 e 10

R$49,00

curso ministrado em 2011

livreto (4 pág.) + 1 CD de áudio MP3

livreto (4 pág.) + 1 CD de áudio MP3

Diálogos winnicottianos: a contribuição de Clare Winnicott

Curso completo ministrado em 2011

  Aula 9: Necessidades pessoais básicas para Clare Winnicott: dar e receber concomitantemente – 03/05/2011
Aula 10: Princípios fundamentais do brincar na terapia e/ou na educação - 10/05/2011 Gravadas em CD de áudio MP3

                                          
SOBRE ESTE CURSO

Neste percurso que Gilberto Safra vem fazendo há alguns anos, em que discute autores que de alguma forma tem relação com Winnicott, não poderia faltar uma pessoa que foi absolutamente fundamental na sua vida pessoal, na sua vida como clínico, como pesquisador e como teórico. Isto é, Clare Winnicott, sua companheira de trabalho, interlocutora e segunda esposa.
Ficamos sabendo neste curso, por exemplo, que os conceitos considerados chave no pensamento winnicottiano faziam parte da prática clínica de Clare, como o conceito de holding e o de objeto transicional. 
A influencia de Clare sobre o pensamento de Winnicott foi decisiva. E sobre o rumo de sua vida também. Completavam-se a partir de suas diferenças, num trabalho rico e harmonioso. É muito encorajador se estudar a vida deste casal e ver que puderam ao mesmo tempo ter juntos uma vida pessoal e uma vida profissional também de mútuo respeito e generosidade.
Clare não era uma pessoa que se atinha a propriedades autorais, a considerações teóricas excessivas, por ter um trabalho de assistência social de importância crítica com crianças durante a guerra e depois com adultos que voltavam do front . 
Veremos como a importância do campo social para Clare (compreensível a partir do idioma familiar fascinante de sua família de origem), deixa traços marcantes na obra de Winnicott, afastando-o dos psicanalistas ortodoxos.
Todos os ensinamentos winnicottianos sobre tendência anti social  se originam do trabalho de Clare e Winnicott  durante a guerra, com crianças que precisaram sacrificar o convívio familiar em favor da segurança física, para garantir a sobrevivência.
Este curso procura mostrar onde está a singularidade de Clare e Winnicott e qual o trabalho que desenvolvem juntos, a partir desta influencia mútua. Já nas primeiras aulas vamos percebendo a importância da autenticidade nas relações humanas e na clínica, seu senso de justiça e ética, seu destemor para lutar por suas idéias. E também sua inventividade para lidar com as situações mais difíceis da época da guerra e do pós-guerra, sua força para criar formas de ajudar a todos que foram afetados pela catástrofe mundial.
Este é um curso estimulante para assistentes sociais, voluntários que trabalham no campo social, clínicos que estão abertos para o momento histórico e as circunstancias ambientais  em que vivemos e vivem nossos pacientes. Ao mesmo tempo é importante para o pesquisador que se baseia em Winnicott porque fica explícita a origem de muitos conceitos que aparecem como se fossem criações originais de Winnicott. E para o clínico que trabalha em consultório ou instituições é vital pois reitera a importância do trabalho de ajuda, de suporte, de autenticidade do analista, relegando a um lugar secundário a submissão aos conceitos prévios e teóricos do clínico.


  VEJA AQUI A PÁGINA DO CURSO COMPLETO

COD: 217636
Categoria: Antecessores, interlocutores e discípulos.: teoria e prática clínica
Autor: Gilberto SafraEditora: Sobornost
Tipo: CD-MP3-Quádruplo 

voltar para Cursos e Conferências em DVD e MP3

left tsN fwB show|left tsN fwB bsd b01s|left show fwB bsd b01s|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|news login normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|||