Diálogos winnicottianos: a contribuição de Masud Khan - aulas 3 e 4

R$49,00

CURSO COMPLETO MINISTRADO EM 2009

Livreto (4 pág.) + 2 CDs de áudio MP

CURSO COMPLETO MINISTRADO EM 2009


Aula 3: Estados Esquizóides: teoria e clínica - 08/09/2009
Aula 4: Ideal de ego e angústia de aniquilação - 15/09/2009 Gravação em áudio MP3 Duração total dos CDs: 3 horas e 39 minutos


SOBRE O CURSO COMPLETO
Diálogos winnicottianos: a contribuição de Masud Khan                                                           Neste curso Gilberto Safra faz um trabalho de explicitar os momentos teóricos e clínicos em que Masud Khan se aproxima dos conceitos winnicottianos para se apropriar deles de forma pessoal e reposicioná-los em seguida, contribuindo de forma original para  o pensamento do grupo Independente. Ao longo de seu trabalho teórico e clinico dialogará com Winnicott e também com Marion Milner, Guntrip e Margareth Little, representantes do grupo independente , além de dialogar com o próprio Freud. SOBRE ESTE CD DUPLO 


Nas duas aulas que formam este CD duplo, Khan apresenta sua contribuição à compreensão dos estados esquizóides, do ponto de vista teórico e clínico, e em seguida  mostra a organização defensiva que as pessoas neste estado utilizam, como a criação do ideal do ego para se proteger da angústia de aniquilação.



Aula 3: Estados Esquizóides: teoria e clínica - 08/09/2009 TRECHO INICIAL: Nas aulas anteriores discutimos o conceito de trauma cumulativo do Masud Khan. Este conceito é referência fundamental para ele discutir questões relacionadas ao adoecimento psíquico como também para sua teoria da técnica e do manejo clínico. Cada autor em psicanálise toma uma determinada perspectiva teórica a partir da qual vai discutir a literatura psicanalítica e a clínica. Podemos conhecer profundamente a obra de um autor em psicanálise, reconhecendo qual a matriz clínica a partir da qual realiza sua investigação. As concepções teóricas que tira desta matriz fundamentam  sua compreensão do psiquismo e também  estão relacionadas com o contexto histórico dentro do qual faz sua contribuição.
Vimos como Khan toma este conceito de trauma cumulativo como fundamental para compreender o psiquismo humano e as formas de adoecimento que investiga ao longo de sua vida. Este conceito de trauma cumulativo reposiciona a contribuição de Winnicott. Neste conceito vemos toda influência que Winnicott teve sobre Khan. Este vai enfatizar as falhas maternas  ao longo do processo de amadurecimento mais do que as falhas pontuais que expressam o desencontro entre mãe e bebe.
Uma das coisas que vamos ter como grande foco dos autores em psicanálise a partir do final da década de 50 e nos anos 60 e 70, é a grande preocupação com tudo aquilo se denomina borderline, que é um grande guarda chuva para todas as problemáticas relacionadas à constituição do si mesmo.
Esta questão se revelou como fundamental para a clínica de diferentes autores neste momento histórico,relacionada com os problemas decorrentes da cultura, em que toda dimensão do cuidado do meio ambiente, cuidado do outro como elemento constitutivo, passou a ser algo não plenamente dado. Vamos ter diferentes autores discutindo um ponto ou outro dos assim chamados quadros borderlines. Nós temos Winnicott  preocupado principalmente com o que ele denominou de falso self. Temos uma analista como Helen Deutcher que também se preocupou com este tipo de personalidade que chamava como se.
Temos Guntrip que tinha sido analisado por Winnicott e volta sua atenção para os quadros esquizóides e Khan também tem como matriz clínica a partir da qual faz suas reflexões, os quadros esquizóides e o que ele denomina como perversão. Tanto um quadro como outro está referido ao conceito de trauma cumulativo. Quando Khan começa a descrever algumas características dos pacientes esquizóides vai reconhecer que a sintomatologia destes pacientes acontecia fundamentalmente no registro existencial. Não se tratava de pacientes que produziam sintomas na relação objetal, ou relação com outro, mas eram pacientes cuja sintomatologia acontecia dentro do registro existencial, o que faz referência ao modo como estas pessoas sentiam o existir . Khan assinala que o que passa a ser nestes quadros um elemento importante são os sintomas que estão relacionados ao que denomina modos de ser. Aula 4: Ideal de ego e angústia de aniquilação - 15/09/2009  TRECHO INICIAL: Uma das contribuições bastante significativas de Masud Khan para a  questão da clínica ( a partir de seus estudos sobre trauma cumulativo) é o estudo que realiza sobre a formação do ideal de ego como movimento defensivo para que a pessoa possa se proteger  da angústia de aniquilação. O conceito de angústia de aniquilação é tratado de modo distinto pela escola kleiniana e por Winnicott e seus seguidores. No caso de Klein, a angústia de aniquilação é compreendida como um incremento da pulsão de morte na interioridade do self. Por outro lado, na perspectiva winnicottiana, a questão da angústia de aniquilação decorre dos processos de integração que ocorreram ao longo do processo maturacional de maneira falha ou inadequada. Winnicott assinala que, antes dos processos de integração, deveríamos falar na verdade de uma situação em que o self está não integrado. A partir dos movimentos decorrentes do processo maturacional em que a criança vem a experimentar a situação de holding oferecida pela mãe e meio ambiente, a criança alcança pouco a pouco a situação de integração. E  a partir daí passa a ter sentido o estado de desintegração. A angústia de aniquilação na escola winnicottiana está relacionada a um processo de integração que não foi satisfatório, levando ao medo de aniquilação ou de desintegração.


Estas aulas podem ser adquiridas isoladamente neste CD duplo ou então podem ser adquiridas como parte do CURSO COMPLETO. Clique aqui para ver o curso completo Diálogos winnicottianos: a contribuição de Masud Khan  

COD: 157781
Categoria: Antecessores, interlocutores e discípulos.: teoria e prática clínica
Tags: Donald Winnicott, Helen Deutcher, Masud Khan, Melanie Klein
Autor: Gilberto SafraEditora: Sobornost
Tipo: DVD-Duplo 

voltar para Cursos e Conferências em DVD e MP3

left tsN fwB show|left tsN fwB bsd b01s|left show fwB bsd b01s|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|news login normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|||