Diálogos winnicottianos: a contribuição de Masud Khan - aulas 7 e 8

R$49,00

CURSO COMPLETO MINISTRADO EM 2009

Livreto (4 pág.) + 2 CDs de áudio MP

CURSO COMPLETO MINISTRADO EM 2009

Aula 7: Fenomenos oníricos : estudo do sonho bom – 06/10/2009

Aula 8: O espaço onírico : o sonho como experiência – 13/10/2009  Gravação em áudio MP3

SOBRE O CURSO COMPLETO

Diálogos winnicottianos: a contribuição de Masud Khan

Neste curso Gilberto Safra faz um trabalho de explicitar os momentos teóricos e clínicos em que Masud Khan se aproxima dos conceitos winnicottianos para se apropriar deles de forma pessoal e reposicioná-los em seguida, contribuindo de forma original para  o pensamento do grupo Independente. Ao longo de seu trabalho teórico e clinico dialogará com Winnicott e também com Marion Milner, Guntrip e Margareth Little, representantes do grupo independente , além de dialogar com o próprio Freud.   Aula 7: Fenomenos oníricos : estudo do sonho bom – 06/10/2009 Trecho inicial da aula: Ao estudarmos os diferentes autores em Psicanálise vamos observar que cada um deles desenvolve uma concepção teórica que parte de uma perspectiva que para esse autor seria fundamental na constituição da subjetividade. Este referente fundamental que auxilia o autor a poder compreender os fenômenos psíquicos por sua vez vai determinar uma teoria da clínica. Tanto a teoria da clínica quanto o aspecto que o autor considera fundamental na etiologia das questões psicopatológicas também ira terminar um certo modelo de compreensão do fenômeno onírico. 

Os diferentes autores em Psicanálise acabam também, ao longo do desenvolvimento de sua investigação e da construção do seu pensamento e de sua clinica, agregando uma compreensão sintônica com seu modelo antropológico sobre a questão onírica, sobre os sonhos.
Observamos, por exemplo, como Freud inicia sua análise analisando seus sonhos, Percebemos que Klein também faz uma contribuição sobre os sonhos e assim também Bion e Lacan.
Como estamos estudando Khan e já vimos algo do que para ele seriam elementos fundamentais na construção da subjetividade e discutimos em algumas aulas o conceito de trauma cumulativo, vimos também como esta perspectiva determina certos modelos da prática clínica e hoje vamos começar a estudar a contribuição de Khan para os fenômenos oníricos.
Aula 8: O espaço onírico : o sonho como experiência – 13/10/2009 Trecho inicial da aula Na aula passada nós abordamos o conceito do sonho bom em Khan, onde vimos que ele é decorrente de todo um amadurecimento psíquico, estando profundamente relacionado à constituição e estabelecimento das capacidades originárias do sentido de si mesmo do ego. Também vimos que para compreender o sonho bom é importante compreender o sonho como sendo um fenômeno que ocorre entre o desejo de dormir e o desejo de acordar. O sonho bom implica toda uma possibilidade de se utilizar os resíduos diurnos de uma forma tal que se possa emprestar a eles sentidos e significados, uma possibilidade de usar símbolos - e é importante sublinhar a palavra usar símbolos. Vamos discutir mais isso hoje. A questão  do uso do símbolo é importante para a tradição winnicottiana. Já dentro da Psicanálise clássica se deu grande importância à possibilidade da pessoa vir a poder  formar símbolos. Questão que foi tratada principalmente pela capacidade de uma pessoa poder funcionar debaixo dos processos secundários.  Mas na tradição winnicottiana há essa ênfase não tanto em alcançar o símbolo propriamente dito, mas na possibilidade de se USAR o símbolo.


Estas aulas podem ser adquiridas isoladamente neste CD duplo ou então podem ser adquiridas como parte do CURSO COMPLETO. Clique aqui para ver o curso completo" Diálogos winnicottianos": a contribuição de Masud Khan  

COD: 161339
Categoria: Antecessores, interlocutores e discípulos.: teoria e prática clínica
Tags: Donald Winnicott, Margareth Little, Marion Milner, Masud Khan, Melanie Klein
Autor: Gilberto SafraEditora: Sobornost
Tipo: CD-MP3-Duplo 

voltar para Cursos e Conferências em DVD e MP3

left tsN fwB show|left tsN fwB bsd b01s|left show fwB bsd b01s|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|news login normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|||