Ética na Psicologia Clínica, A

R$27,00

Respostas clínicas às fraturas éticas da atualidade

livreto + 1 CD de áudio MP3

livreto + 1 CD de áudio MP3

Aula ministrada em 3 de março de 2005

 
Trecho inicial da aula Decidi falar sobre a ética em psicologia clínica  pois é um assunto de fundamental importância no mundo contemporâneo, principalmente na situação clinica. Penso a  psicologia clínica como um campo, uma área em que se tem a oportunidade de não só intervir, mas também de investigar. No momento que o psicólogo clínico vai a campo, seja no trabalho em instituições, seja no consultório, na medida em que  está aberto à compreensão do sofrimento humano, conforme os anos passam ele apreende o sofrimento pessoal de cada uma das pessoas com que se relaciona. Percebe um sofrimento que de alguma forma está relacionado à historia e biografia do seu paciente. Entretanto,  não podemos esquecer que cada ser humano vive num contexto histórico e dessa forma cada pessoa que chega até nós, clínicos, e nos fala da sua dor, da suas dificuldades, das suas angústias, do seu sofrimento, nos informa ao mesmo tempo a respeito da condição que encontra no mundo a fim de poder realizar seus sonhos, suas potencialidades. Não há a possibilidade de estarmos voltados para uma pessoa sem estarmos ao mesmo tempo conscientes do que ela nos traz também a respeito do mal estar no mundo.
Eu, pessoalmente, defendo a necessidade de que como psicólogos clínicos, nós estejamos orientados não só  para a compreensão daquilo que seriam os fenômenos decorrentes do psiquismo humano, mas que possamos também estar atentos ao contexto sócio cultural , às condições de vida em que as pessoas estão inseridas. Há freqüentemente algo que podemos observar na clínica que é a existência de situações de impasse no trabalho que está sendo realizado porque nem sempre os profissionais tem a oportunidade de compreender aquilo que está sendo revelado como sendo não só produto de uma determinada dinâmica psíquica, mas como sendo também fruto de um determinado contexto sócio cultural em que a pessoa está colocada.
Eu trabalho em clínica há mais de 30 anos e um dos fenômenos que tem me assombrado ao longo dos anos é o tipo de problemática que  nos temos que dar conta à medida que os anos passam. Algo que eu posso observar na atualidade é que o tipo de sofrimento que está acontecendo no mundo hoje, que as pessoas estão nos informando no consultório, não é da mesma qualidade do que era o sofrimento há vinte anos atrás.
Há peculiaridades que demandam do profissional uma postura que implica a investigação contínua, a compreensão contínua daquilo que se esgarçou e que é fundamental e necessário para a condição humana.
Hoje  recebo pacientes que me falam das suas situações e alguns deles me dizem coisas do tipo: “Há algo de sinistro  com a psicologia”. E são pessoas que vem trazer um testemunho das fraturas que elas foram vivendo ao longo dos anos. Fraturas que  se originaram  na impossibilidade mesmo de elas encontrarem satisfação das necessidades fundamentais afim de se constituírem  e se sentirem como participantes do mundo humano. Por esta razão a questão da ética tem me interessado profundamente, pelo fato de observar no cotidiano que um grande número de problemas que o psicólogo hoje em dia precisa lidar  e que são problemas decorrentes de fraturas éticas e não de dinâmicas intra-psíquicas.
O que é fratura ética?  Freqüentemente vamos ouvir no cotidiano referências à ética. Ela é compreendida como  constando de uma série de princípios que norteiam as relações entre os homens de uma determinada comunidade ou situação social. E não é raro ouvirmos as pessoas comentarem: a ética deste grupo ou daquele grupo, sempre fazendo referência a um conjunto de princípios que regulam as relações entre aquelas pessoas. Entretanto, neste percurso de investigação na clinica, comecei a sentir a necessidade de me voltar para a questão da ética em outro registro. E não só enquanto princípios que norteariam as relações entre os homens. Me parece algo fecundo para clínica a compreensão da ética que faz  referência ao ethos humano, como o lugar, como a morada do ser humano.

COD: 5718
Categoria: Uma formação clínica baseada na ética para o mundo contemporâneo
Autor: Gilberto SafraEditora: Sobornost
Tipo: DVD 

voltar para Cursos e Conferências em DVD e MP3

left tsN fwB show|left tsN fwB bsd b01s|left show fwB bsd b01s|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|news login normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|||