Pesquisa teórica através do método hermenêutico

R$27,00

A figura paterna na obra de Winnicott

livreto (4 pág.) + 1 CD de áudio MP3

livreto (4 pág.) + 1 CD de áudio MP3


Aula 4 do CURSO COMPLETO Orientando projetos e teses na perspectiva winnicottiana

Aula ministrada em 13 de março de 2009
Gravada em CD de áudio MP3 - duração total: 1 hora e 2 minutos

Você pode adquirir esta aula separadamente ou como parte do CURSO COMPLETO Orientando projetos e teses na perspectiva Winnicottiana.

PARA VER O CURSO COMPLETO CLIQUE AQUI
O Prof. Gilberto Safra tem oferecido em suas orientações de tese, verdadeiras aulas de metodologia que podem ser úteis para estudantes  preparando teses de mestrado ou doutorado ou pesquisadores em geral, que não  tem acesso às suas aulas nas universidades. No espírito de ajudar estes estudantes que precisam de orientações na área de metodologia estamos disponibilizando esta série de orientação metodológica. Eliminamos as exposições dos alunos que acontecem no início de cada aula. Pertencem a este curso algumas aulas avulsas que já publicamos: Como elaborar uma tese na perspectiva winnicottiana e Eixo metodológico da pesquisa e da investigação.
Trecho inicial desta aula Um dos aspectos bastante interessante que deveríamos aproveitar com esse trabalho da aluna é a oportunidade que ela fornece para nos discutirmos a investigação teórica.  Sempre é bom, logo no início do trabalho, que nós possamos esclarecer ao leitor o que o trabalho pretende e qual seu limite, até onde ele vai. Sempre chamo atenção para ficarmos alerta ao que prometemos porque isso será cobrado. É fundamental, no inicio do trabalho, que o assunto, o tema, o objeto esteja bem caracterizado e limitado para que você tenha maior consistência metodológica no caminho a ser realizado e tenha fôlego suficiente para aquele tipo de passo que o trabalho pretende. É fundamental no início a definição do que se pretende alcançar. Por exemplo dizer vou trabalhar isso, vou deixar isso fora, circunscrever bem o que se pretende. Sem isso não há método. Vamos aproveitar e ver alguns dos pontos que este trabalho nos apresenta: um dos elementos bastante importantes no que esta aluna pretende realizar. Ela toma um assunto, um tema dentro da obra de WInnicott, um tema que é frequentemente pouco considerado na obra deste autor. Ele é conhecido e apontado como aquele que vai falar da maternagem, da relação do bebê com sua mãe, inclusive já vi teses acadêmicas de pessoas que falam que WInnicott não considera a figura paterna. E isto é um profundo equívoco, uma leitura rasteira do que ele afirma, porque a maternagem compreende a figura paterna. Esta aluna está percebendo, na medida em que participa da discussão de um campo de determinada área, está se dando conta que há pouca consideração naquilo que Winnicott traz no que se refere à questão paterna. O trabalho contribui para uma área de discussão do pensamento winnicottiano não suficientemente considerada. Podemos perceber que aquilo que o trabalho pretende é explicitar mais de perto este tema. Um primeiro elemento metodológico é um recorte de um tema, de um assunto dentro da obra de um autor. A obra de um autor é muito vasta e principalmente quando você tem pesquisas e investigações que procuram adentrar a obra de um autor, vamos ter que o acesso a esta obra não é possível de ser feito por uma só pessoa, mas é feito por um grupo de pessoas que adentram a estrutura de pensamento deste autor. A questão fundamental é, neste trabalho: o lugar do pai na teoria winnicottiana.
A aluna aponta também que é relevante se estudar a questão da paternidade no pensamento de WInnicott, não só por interesse teórico, para que se possa compreender mais profundamente o que este autor apresenta nos demais conceitos, como o processmo maturacional, mas também porque este tema tem implicações clínicas. Temos estes dois aspectos importantes neste tema. Na medida em que uma teoria de um autor refere a uma ação clinica, a explicitação do que esse autor considera fundamental sobre questão da paternidade e maternidade terá grande importância do ponto de vista da intervenção clinica. Esta terá que ser manejada não só considerando o lugar materno, mas também o lugar paterno. A questão do pai aparece em diversos momentos na obra de Winnicott, principalmente nos casos clínicos, onde se percebe como ele vai operando clinicamente a partir da sua compreensão do que seria a falha paterna. Nos casos clínicos isso aparece de forma bastante visível. No livro Holding e Interpretaçao, grande parte do que Winnicott realiza com este paciente se refere ao lugar paterno. Há um momento que considero precioso neste livro, em que se percebe como ele lida com o paterno. Num momento do processo o paciente começa a desenhar a possibilidade de encontrar Winnnicott como uma figura que se colocaria entre ele e a mãe. O paciente começa a procurar Winnicott neste lugar. A palavra é essa, procura. 

COD: 157424
Categoria: Métodos de investigação em psicologia clínica e psicanálise
Autor: Gilberto SafraEditora: Sobornost
Tipo: DVD 

voltar para Cursos e Conferências em DVD e MP3

left tsN fwB show|left tsN fwB bsd b01s|left show fwB bsd b01s|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c05|b01 c05 bsd|news login normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|||